14 de jul. de 2010

DVD - PASSE LIVRE

"Um Documentário vivo do futebol brasileiro".
De: Oswaldo Caldeira
Melhor Filme brasileiro de 1974
Margarida de Prata da CNBB
Coruja de Ouro, 1975 (Montagem)
Prêmio adicional de qualidade (Embrafilme/Concine 1976)
Documentário
1974
Livre
2.0
75 min.
Região All
Extras: " O CANTOR DAS MULTIDÕES"
Este filme é um documentário de longa metragem baseado na vida do jogador Afonsinho, que foi proibido de jogar futebol por deixar crescer a barba, quando era considerado de nível técnico suficiente para integrar a seleção brasileira. A partir deste incidente, o filme examina as relações de trabalho no futebol brasileiro. Tem a participação de vários jogadores, técnicos e comentaristas de renome, como João Saldanha, Jairzinho, Amarildo e outros. Inaugurou uma primeira e pioneira tentaiva de criação de um circuito alternativo de cienma na DINA de São Paulo. Logo em seguida percorreu fábricas, cine-clubes e Igrejas por todo o país, em pleno Governo do General Médici, promovendo debates sempre com a presença de figuras de destaque como o próprio João Saldanha, Sandro Moreira e outros.

Extra do DVD: Documetário, "O CANTOR DAS MULTIDÕES"
A partir da vida e da carreira do cantor Orlando Silva, fenômeno de massas das décadas 30 e 40, o documentário O CANTOR DAS MULTIDÕES faz um levantamento de aspectos importantes da sociedade brasileira e, particularmente, da vida do Rio de Janeiro. O filme aborda elementos-chave de uma época como o rádio, a televisão, o romantismo, o populismo, Getúlio Vargas, miséria, riqueza, sucesso, multidões, solidão, velhice, JK, João Goulart. E, principalmente, propõe a discussão do próprio processo de elaborar o filme com seus depoentes e seus autores em torno da possibilidade de se recompor uma verdade.
Do ponto de vista estritamente musical, este documentário traz o precioso depoimento de um dos maiores - senão o maior - cantores do Brasil, que gravou sucessos dos maiores compositores brasileiros e chegou a eclipsar a maioria dos grandes ídolos da época, quando surgiu em 1934. Um cantor que hoje é homenageado por nomes como Caetano Veloso e João Gilberto, aparentemente tão distantes dele.



Nenhum comentário:

Postar um comentário