14 de jul. de 2010

DVD - PASSE LIVRE

"Um Documentário vivo do futebol brasileiro".
De: Oswaldo Caldeira
Melhor Filme brasileiro de 1974
Margarida de Prata da CNBB
Coruja de Ouro, 1975 (Montagem)
Prêmio adicional de qualidade (Embrafilme/Concine 1976)
Documentário
1974
Livre
2.0
75 min.
Região All
Extras: " O CANTOR DAS MULTIDÕES"
Este filme é um documentário de longa metragem baseado na vida do jogador Afonsinho, que foi proibido de jogar futebol por deixar crescer a barba, quando era considerado de nível técnico suficiente para integrar a seleção brasileira. A partir deste incidente, o filme examina as relações de trabalho no futebol brasileiro. Tem a participação de vários jogadores, técnicos e comentaristas de renome, como João Saldanha, Jairzinho, Amarildo e outros. Inaugurou uma primeira e pioneira tentaiva de criação de um circuito alternativo de cienma na DINA de São Paulo. Logo em seguida percorreu fábricas, cine-clubes e Igrejas por todo o país, em pleno Governo do General Médici, promovendo debates sempre com a presença de figuras de destaque como o próprio João Saldanha, Sandro Moreira e outros.

Extra do DVD: Documetário, "O CANTOR DAS MULTIDÕES"
A partir da vida e da carreira do cantor Orlando Silva, fenômeno de massas das décadas 30 e 40, o documentário O CANTOR DAS MULTIDÕES faz um levantamento de aspectos importantes da sociedade brasileira e, particularmente, da vida do Rio de Janeiro. O filme aborda elementos-chave de uma época como o rádio, a televisão, o romantismo, o populismo, Getúlio Vargas, miséria, riqueza, sucesso, multidões, solidão, velhice, JK, João Goulart. E, principalmente, propõe a discussão do próprio processo de elaborar o filme com seus depoentes e seus autores em torno da possibilidade de se recompor uma verdade.
Do ponto de vista estritamente musical, este documentário traz o precioso depoimento de um dos maiores - senão o maior - cantores do Brasil, que gravou sucessos dos maiores compositores brasileiros e chegou a eclipsar a maioria dos grandes ídolos da época, quando surgiu em 1934. Um cantor que hoje é homenageado por nomes como Caetano Veloso e João Gilberto, aparentemente tão distantes dele.



DVD - MISSIONÁRIOS

Raro de ver, difícil de esquecer (Carlos Alberto de Mattos, crítico de cinema).
De: Cleisson Vidal e Andréa Prates
Documentário
2005
14 anos
2.0
74 min.
Dvd All
Seleção Oficial, 10º Festival de Documentários 2005- "É Tudo Verdade".
Festival do Rio - Seleção Oficial 2005.
Cleisson e Andréa nos propõe um recorte original do universo dos presídios, tão caro ao documentário nacional na última década. Uma perspectiva positiva de uma nova identidade social se apresenta para três condenados por latrocínios que se encontram como detentos da penitenciária LEMOS BRITO, do complexo Frei Caneca, no Rio de Janeiro. Como que embalados por Johnny Cash, mas irmanados mesmo pelo amor à Legião Urbana de Reanato Russo, André, Luciano e Paulo fundam uma banda de Rock, fazem shows fora da cadeia e até gravam um Álbum.
A utopia da prisão como experiência a um só tempo de punição e redenção surge como raras vezes no documentário brasileiro. A jovem dupla de diretores foca o presente de olho no fututro. Não deixam de pé qualquer ilusão de neutralidade.O projeto do filme é o projeto do "MISSIONÁRIOS DO ROCK".
Os evidentes limites da produção não impedem Cleisson e Andréa de alcançar uma estreia das mais promissoras. "MISSIONÁRIOS" tem um ritmo e empatia para dar e vender. O sonho dos roqueiros atrás das grades é articulado com eficiência ao duro cotidiano daqueles que os esperam fora da prisão. A tragédia brasileira pulsa lá como cá. Como cantava o Legião, esses são dias desleais. (Amir Labaki, jornalista, crítico de cinema e escritor. Fundador e diretor do "É TUDO VERDADE", Festival de Documentários).